segunda-feira, 27 de julho de 2015

ALERGIA A ESMALTES

Olá, pessoal.

A partir de agora vou dar uma boa notícia a todos que tem alergia a um componente químico presente em quase todos os produtos que consumimos diariamente no nosso dia a dia: o formaldeído, mais conhecido como formol.

Desde 2009, a Anvisa declarou guerra contra empresas de produtos de limpeza, higiene e beleza que utilizam essa famosa substância que segundo o órgão de vigilância sanitária, é considerado nocivo para a nossa saúde. E deu um prazo de um ano para que todas as empresas se adequarem a nova lei que esqueci aqui o número dela mas é muito extensa e está disponível no site da ANVISA.

No quesito beleza, vou destacar somente o ramo de esmaltes pois eu sou alérgica a essa tal substância, porque somente de abrir a tampinha do esmalte e passar nas unhas, meus olhos começam a lagrimejar, coçar, meu nariz fica irritado, começo a espirrar feito uma condenada e a minha casa fica insuportável com o cheiro de esmalte!!

Foi só eu começar a usar a linha hipoalergênica que os meus problemas acabaram mas me deixou uma sequela no quesito saúde: SINUSITE CRÔNICA. Pois é meus amigos e amigas. Não me cuidei nesses anos todos pensando que era frescura de mulher mimada para eu finalmente me conscientizar de que saúde deve sempre estar em primeiro lugar.

Nas perfumarias nas quais frequento estou sempre de olho nos rótulos dos esmaltes algumas marcas se adequaram e estão bem explícitas a palavra mágica: hipoalergênico ou sem formaldeído. 

Atualmente a Risqué, Luduana e algumas da Colorama se adequaram. As demais ficaram a desejar nesse quesito pois foi somente eu abrir a tampinha e cheirar para o tal formol grudar nas minhas narinas entrando até o cérebro com esse cheiro dos infernos!

Tenho certeza de que mais alguns meses todas as marcas apresentem em seus rótulos sem formaldeído e hipoalergênicas.

Eu particularmente uso a marca Risqué e dei nota 10 para ela. Antes era insuportável o cheiro, pedia para a minha mãe abrir as janelas, porque era um verdadeiro caos o cheiro desses esmaltes.

Espero que todos vocês, fiquem cientes de que a ANVISA está de olho nas marcas de esmaltes porque o formaldeído deve ser banido de uma vez por todas.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário